Sunday, January 11, 2015

BARATOS QUE DERAM JINGLE QUE DÁ BARATOS

Boa a inciativa da loja Baratos Afins de colocar no Youtube - e num belo toca-discos - um vídeo (clique aqui para ver) do "jingle-punk" que fiz para ela (espontaneamente, não a seu pedido) em 1979.


Trata-se de um compacto de acetato em 45 RPM, e o outro lado foi outro "jingle-punk", para outra loja de discos novos e usados, a Woodstock. Este foi meu primeiro lançamento totalmente paulistano, na concepção, ambiente (composto e gravado quando voltei a morar em São Paulo, em 1979, após dez anos morando em Sorocaba) e temática: dois sebos da cidade. E parece que estes "jingles-punk" deram sorte, pois estas lojas são duas das pouquíssimas a sobreviverem desde os anos 1970 até hoje... A tiragem foi de nada menos que duas cópias, e Luiz Calanca digitalizou a dele; neste vídeo foi incluído o encarte original. 

Este compacto teve meu último resquício de sorocabismo: compus e gravei as duas faixas já morando em Sampa, mas até o fim de 1979 ainda fiz algumas viagens a Sorocaba, uma delas para gravar estes acetatos, na firma N. N. Publicidade, onde ficavam o primeiro estúdio de gravação e primeira máquina de corte de acetato que vi na vida. Gravei as faixas em estéreo bem primitivo (eu usava dois gravadores cassete, um mono e um estéreo), mas a N. N. só cortava acetatos em mono; tenho ainda as matrizes, e para meu primeiro "LP" - ou seja, lançamento com mais de duas cópias - , a fita cassete Brega's Banquet, em 1984, aproveitei "Woodstock" (que pode ser ouvida aqui) mas regravei "Baratos Afins" (esta nova gravação pode ser conferida aqui). 

E este compacto foi meu segundo nessa linha; em 1978 eu, ainda morando em Sorocaba mas tentando cursar Engenharia em São Paulo no Mackenzie, fiz, ainda como integrante da banda Trânsito Maluco de Marte (uma longa história que ainda contarei aqui), também sobre dois sebos paulistanos (o Wop-Bop e o Grilo Falante) e do qual também foram feitas apenas duas cópias, uma em meu poder e a outra com Marco Zappa, também integrante do TMM.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home