Saturday, May 23, 2009

VIXE, COMO TEM ZÉ (RODRIX) NA MÚSICA BRASILEIRA

O título desta pequena homenagem ao grande Zé Rodrix parece-me adequado, lembrando que ele, embora carioca, era filho de um músico baiano. Zé era músico completo, incapaz de receber um rótulo só: roqueiro, MPBzeiro, jingleiro, arranjador, maestro, escritor...

Começaremos pelo começo: um maxixe de sua autoria (ainda assinando "José Rodriguez") como integrante do grupo Momento4uatro, gravação de 1967.

Momento4uatro - Glória

http://sharebee.com/e4a667f0

Não, esta mensagem não inclui "Casa No Campo". Mas inclui outro grande sucesso de Zé, "Hoje Ainda É Dia De Rock", consagrado na interpretação de Sá, Rodrix & Guarabyra - mas lançado um ano antes quase em segredo pelo grupo Os Famks (sim, o futuro Roupa Nova).

Os Famks - Hoje Ainda É Dia De Rock

http://sharebee.com/28282696

A versatilidade de Zé não tinha limites, nem a de Sá e Guarabyra. Além de fazer sucesso com a ironicamente nostálgica "Zepelim", o trio compôs sob o mesmo tema a marcha "Cordão Do Zepelim", lançada por Nara Leão em 1972.

Nara Leão - Cordão Do Zepelim

http://sharebee.com/2a940ebd

Zé se revelou um dos maiores "hitmakers" de sua geração - e até de todas as outras. Quem lembrou de sua composição "Gerações", para uma telenovela dos anos 1970, deve ter se lembrado também de seus muitos temas novelísticos de sucesso - e náo só da Globo, como atesta "João Corisco", que SR&G compuseram e interpretaram para a novela Jerônimo, O Herói Do Sertão da TV Tupi em 1972 (a trilha tem mais gravações e composições de SR&G que se tornaram raras e merecem ser reeditadas condignamente quando nossas grandes gravadoras mudarem, ou seja, melhorarem, mas isso já é outra novela).

Sá, Rodrix & Guarabyra - João Corisco

http://sharebee.com/17b01ada

Falamos sobre composições que seguem o mesmo tema. Pois bem, agora vou falar um pouco em "bloguês". Ontem estive no altamente recomendável sebo Big Papa (na Galeria Nova Barão, fone 11 3237-0176), comandado por Carlos e Kátia, talvez o casal mais simpático do mundo do disco desde Zé & Júlia da Nuvem Nove. Um dos assuntos de ontem foi o passamento de Zé Rodrix, e Carlos, que residiu em Cuba, contou-me da surpresa ao chegar ao Brasil e ouvir um dos grandes sucessos de Zé, "Quando Será". "Essa música fez sucesso lá em Cuba com Willie Colon!", Carlos comentou. Chegando em casa, dei uma googlada e descobri: Carlos se referia a "El Dia De Mi Suerte", composição de Colon em parceria com Hector Lavoe e lançada por Colon em 1973. Náo foi propriamente um plágio; Zé e Colon desenvolveram a mesma idéia em clima de "latinidad", mas com melodias diferentes. Confira:

Willie Colon - El Dia De Mi Suerte

http://sharebee.com/e8d04cb4

E ninguém pense que Zé ficou preso aos anos 1970. Ele seguiu ativo e criativo; inclusive, no terceiro milênio, tornou-se curador do Clube Caiubi de Compositores, formando com alguns integrantes o grupo Os Tropeçalistas (que gravaram um CD) e compondo com um dos diretores do Clube, o emérito Sonekka, uma das melhores composições de ambos: "Nunca Senti Tanto Medo De Ser Feliz", da qual aqui vai um vídeo ao vivo, cantado por Sonekka e Bárbara Rodrix, filha de Zé.

Sonekka e Bárbara Rodrix - Nunca Senti Tanto Medo De Ser Feliz

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=400497

Labels: ,

Sunday, May 03, 2009

MUNDO PEQUENO, AINDA MAIS EM FAMÍLIA

Neste primeiro semestre de 2009 completam-se trinta anos de quando conheci um grande amigo, Valdir Angeli, ex-publicitário e que há quase tantas outras décadas trabalha no sebo Baratos Afins. Quando estourou a chamada "vanguarda paulista", da qual participei em carreira-solo e como compositor do Língua de Trapo original, Valdir também deu suas canjas, aparecendo comigo em uma capa do jornalzinho O Matraca (publicado pelo Língua e ancestral do programa Rádio Matraca) e depois compusemos em parceria "Rebel Dog Blues",um de meus quase-sucessos. Lancei esta em uma de minhas quase famosas fitas cassete independentes (Brega Pega, em 1989, há vinte anos, o tempo passa mesmo) e depois a regravei em meu quase mítico LP, A Coragem de Ayrton Mugnaini Jr. Kim Kehl, que tocou comigo neste LP, foi também integrante do Nasi & Os Irmãos do Blues, e aproveitou para apresentar a canção a Nasi, que chegou a regravá-la nada memos de duas vezes, em 1994 (no CD Uma Noite Com Nasi & Os Irmãos do Blues) e 2002 (Officlal Bootleg). (Vale lembrar que o Língua de Trapo mais recente incluiu a canção em alguns chows.)

Nasi & os Irmãos do Blues - Rebel Dog Blues

http://sharebee.com/e6718ac4

Valdir Angeli tem um, como se diz em Portugal, primo co-irmão famoso: Arnaldo Angeli. Reconheceste? Sim, ele mesmo, o Angeli, emérito quadrinhista e desenhista. E uma vez, em 1986, Angeli foi convidado especial do Rádio Matraca; ouçam-no cantando "Ela Disse-Me Assim" de Lupicínio Rodrigues, com este que vos tecla ao violão. De quebra, a opinião do filho de Angeli sobre o pai cantando.

Angeli e Ayrton Mugnaini Jr. - Ela Disse-Me Assim

http://sharebee.com/5a3443c6