Saturday, January 17, 2009

SEMPRE TEM ALGUM SOM BOM COM ELTON JOHN

Uma pequena homenagem a Elton John, no momento em sua segunda temporada de shows no Brasil. Arquétipo do artista prolífico, em toda sua carreira tem produzido muito joio e muito trigo. Aqui vai uma amostra de seu sucesso como compositor wm todo o planeta.

Lembram-se do grupo sul-africano The Square Set? Isso mesmo, sua gravação mais famosa é uma regravação, "That's What I Want" do grupo inglês The Marauders. E aqui vai sua versão para "Friends", que Elton e Bernie Taupin compuseram para o filme homônimo dirigido por Lewis Gilbert (e exibido aqui como Amigos E Amantes).

The Square Set - Friends

http://sharebee.com/9ba53594

Da "bella Italia" temos "Picnic", com a saudosa cantora Mia Martini. Hai riconosciutto? Si, proprio lei: "Your Song", versão de M. Piccoli.

Mia Martini - Picnic (Your Song)

http://sharebee.com/7734bab5

Que tal uma versão em russo? E qual seria mais apropriada que "Nikita"? Aqui está, cantada por Sergei Liubitski.

Sergei Liubitski - Nikita

http://sharebee.com/f7156d36

Lembrei-me do Monty Python: "Finland, Finland, Finland"... Pois aqui vai "Krokotilli Rock" (sim, parece aquela e é mesmo) com o grupo finlandês Jussi & The Boys.

Jussi & The Boys - Krokotilli Rock

http://sharebee.com/0712f7d7

Da própria Inglaterra de Elton podemos escolher a cantora Bridget St. John, que em um de seus LPs (produzido por Leo Lyons, do Ten Years After) regravou "Sweet Painted Lady", canção de muito sucesso no Brasil e obscura no resto do mundo.

Bridget St. John - Sweet Painted Lady

http://sharebee.com/a9b71a02

Dos EUA pincei Johnny Tillotson, aquele do sucesso "Poetry In Motion" e um dos muitos cantores pop da era pré-Beatles que se aventuraram pelo pop adulto mais tarde, e ele regravou "Ballad Of A Well-Known Gun".

Johnny Tillotson - Ballad Of A Well-Known Gun

http://sharebee.com/ae8bd9c8

E do Brasil? Bem, dentro dos critérios raridade mais qualidade e/ou curiosidade, achei que tinha de ser esta. Mestre não só do pop como também do "sense of humour", Elton já contracenou com Miss Piggy, Ru Paul e o pessoal do seriado Will & Grace. Espero que ele esteja preparado para esta versão de "Goodbye Yellow Brick Road" pelo grupo brasileiro de estúdio Impacto Mundial do Sucesso.

Impacto Mundial do Sucesso - O Mundo Inteiro Modificou

http://sharebee.com/761add9b

Friday, January 16, 2009

GERALDO BLOTA (1925/2009)

Espero que 2009 não se torne um novo 1977, quando faleceu gente importante no atacado (uma amostra: Maysa, Bing Crosby, Dilermando Reis, Marc Bolan, Charlie Chaplin, Elvis Presley). Só no ramo do rádio brasileiro, mal falei de Fausto Canova (veja a mensagem abaixo) e acabo de saber da perda de Geraldo Blota, mestre do rádio esportivo, falecido anteontem (14 de janeiro). Além de emérito radialista, merece ser lembado como co-autor da marcha "Ói Nóis Aqui Tra Veis", parceria com Joseval Peixoto e lançada com muito sucesso (a ponto de seu título ter entrado para o vocabulário popular) pelos Demônios da Garoa em 1968. Não colocarei a gravação para baixar por ela estar em catálogo (embora geralmente em coletâneas pouco pensadas), mas dá para ouvir aqui.

http://www.last.fm/music/Dem%C3%B4nios+da+Garoa/_/%C3%93i+N%C3%B3is+Aqui+Tr%C3%A1+Veis

Labels: ,

Friday, January 09, 2009

FAUSTO CANOVA (1933/2009)

Uma pequena homenagem ao grande radialista Fausto Canova, falecido em 3 de janeiro, ao 78 anos. Uma das melhores vozes do rádio ("do tempo que", para citar outro emérito Fausto das comunicações, locutar náo era simplesmente sair gritando) desde os anos 1950, Canova também se aventurou como cantor, mas infelizmente abandonou esta carreira após gravar poucos discos com sua "voz de travesseiro" no estilo de Dick Farney (estilo que caiu de moda com os sussurros da bossa nova ortodoxa e os vozeirões de Leny Eversong e outros). Canova também pode ser apreciado como autor de textos de contracapas de discos, como o primeiro LP do Zimbo Trio. E aqui está uma das poucas gravações de Canova como cantor, um samba-bossa singelamente intitulado "Sambinha", composição de Mário Albanese e Eros Grau, gravação de 1960.

Fausto Canova - Sambinha

http://sharebee.com/c1f9f91d

Labels: , ,

Monday, January 05, 2009

HUMOR A PRESTAÇÃO

As grandes idéias (deixei "idéias" com acento porque sem ele para mim seriam "idêias" e, em tais casos, mais vale uma boa briga pela clareza que um mau acordo ortográfico) não vêm de uma cabeça só. Vejam: enquanto compus (em parceria com o emérito parceiro Wilson Rocha) o samba-rock "Vou Prestar Concurso", escrito e gravado com meu grupo TONQ (e, no vocal, o convidado Luiz Hespanha) no segundo semestre de 2006 e lançado em shows e na página Senhor F em meados do ano seguinte, na mesma época (segundo semestre de 2006) o grupo de teatro brasiliense Cia. G7 teve a mesma idéia (não "idêia") de esculhambar concursos públicos, nascendo assim a peça Como Passar Em Concurso Público, cuja estréia (sim, com acento, não foi "estrêia") se deu em março de 2007 no Teatro dos Bancários em Brasília; a peça fez sucesso, inclusive em temporada no Rio de Janeiro. E agora é a vez de São Paulo, a partir de 9 de janeiro, no Teatro Gazeta.(Detalhe: nosso amigo Zé Brasil, emérito e veteranérrimo roqueiro brasileiro, vai gostar de saber que o personagem principal desta peça é seu xará.)
Espero que o G7 leia (não "léia") isto e tome conhecimento desta canção do TONQ (a ser lançada em disco nos próximos meses) sobre o mesmo tema da peça e que todos passemos no concurso da consagração total, sem precisar apelar para baixaria, que é coisa feia (não "féia").

TONQ - Vou Prestar Concurso (Ayrton Mugnaini Jr./Wilson Rocha)

http://sharebee.com/4b1e2614

PS: Reforma ortográfica coerente e eficiente para valer seria conforme sugerida por Ziraldo numa charge para O Pasquim lá em 1971 (a propósito de reforma ortográfica daquele ano, mais coerente que esta): a remoção de absolutamente todos os acentos.

Labels: ,