Monday, November 17, 2008

DOIS (OU MELHOR, TRÊS) FILHOS DE UM FRANCISCO

Refiro-me a Francisco de Assis Ângelo, emérito jornalista, radialista e pesquisador de MPB com MPB maiúsculos e que veio da Paraíba para fazer sua parte em tornar Sampa um lugar melhor para todos. Ele acaba de lançar dois CDs tão de raiz que especialistas em jardinagem também deveriam escrever sobre eles. Um deles diz a que veio no título: Poetas Nordestinos Dos Séculos XIX e XX Na Voz De Assis Ângelo, onde Assis, que já estrelara como declamador em faixas de discos anteriores, desta vez solta o verbo num CD inteiro. Aqui vai uma amostra: a infelizmente ainda atual “A Derrubada”, do piauiense Antônio Francisco da Costa e Silva (1885/1950).

Assis Ângelo – A Derrubada

http://sharebee.com/b1cf6943

O outro CD é um projeto antigo de Assis: tributo ao grande Capitão Furtado, um dos maiores divulgadores da música caipira nos grandes centros urbanos. O título do CD também é objetivo: Assis Ângelo Apresenta Inéditas de Capitão Furtado e Téo Azevedo. Téo, músico e produtor dos mais ativos, reuniu e musicou várias letras (vinte e três – bem longe das 14 mandatórias e limitadeiras da maioria das grandes gravadoras. Sim, este CD e o outro são, claro, independentes) inéditas de Capitão Furtado, além de co-produzir o disco - que inclui convidados, cantando ou depondo, como Tinoco, as Galvão, Mococa e Paraíso, Moacyr Franco (não apenas lendário humorista e cantor, mas também um dos primeiros divulgadores da guarânia e outros gêneros sertanejos para o público urbano), Vera Mendes (isso mesmo, uma de minhas queridas irmãs musicais e, por sinal, sobrinha de Capitão Furtado). Duas amostras:

Rodrigo Mattos e Praiano – Filho do Sertão

http://sharebee.com/b0feecbe

Vera Mendes – Calango do Povo

http://sharebee.com/f9f99d74

E aprenda a maximizar seu tempo: enquanto baixa estas gravações de amostra, adquira os CDs inteiros – que incluem apresentação gráfica digna de qualquer Rhino ou Bear Family da vida – falando com a assessoria de Assis, 11 3675-5918.(Ah, sim: o terceiro filho é literal, Francisco de Assis Ângelo Filho, que participa ao violão no tributo a Capitão Furtado.)