Tuesday, January 22, 2008

...E O MUNDO SE CONCRETIZOU

Em 2007 o Brasil quase recebeu a visita do compositor francês Pierre Henry, um dos mais venerados nomes da música de vanguarda dos anos 1940 a 1960 (quando muitos diziam - sem ironia! - que a música erudita tradicional de Beethoven e quetais podia ir para o lixo perante Henry, Stockhausen e outros).

Pessoalmente, considero Pierre Henry um equivalente erudito de Brian Eno, os Black-Eyed Peas e outros excelentes caronistas de outros artistas (no caso de Henry, o grupo inglês Spooky Tooth foi um dos artistas com obras aquinhoadas com sua colaboração, no disco Ceremony). Enfim, julguem vocês um trecho de uma das primeiras obras de Pierre Henry, "Expressionism (Music Wihout A Title)", de 1952 (dá para notar influência exercida sobre "Revolution 9", mas os Beatles e seus fãs mais atentos sabiam que era brincadeira), ao lado de uma obra de seu xará Pierre Schaffer, que considero bem mais criativo: "Primitive", de 1948.

Pierre Henry - Expressionism (Music Wihout A Title), movimentos 5 e 6

http://www.turboupload.com/download/KEcPqskS7QGJ/PierreHenry-Expressionism1952(MusicWithoutATitle-5thand6thMovements).mp3

Pierre Schaffer - Primitive (Study For Whirligigs)

http://www.turboupload.com/download/wFFQr3ngNRvn/PierreSchaeffer-Primitive1948(StudyForWhirligigs).mp3

Friday, January 04, 2008

ARQUIVO DO ROCK BRASILEIRO - MAIS AMOSTRAS

É isso mesmo, o primeiro ano de vida pública do Arquivo do Rock Brasileiro foi supimpa; participei de exposições, palestras, entrevistas e até canjas em shows pelo país. Enquanto preparamos a agenda para 2008 (contatem-nos: curadoria@arquivodorock.com.br ), aqui vai mais um pouco de gravações curiosas das origens do rock brazuca que descobri em minha labuta de agricultor musical, sempre procurando as raízes de tudo.

Um dos melhores LPs de nosso amigo Lobão se chama O Rock Errou. As boas idéias nunca vêm de ua cabeça só, e aposto que Lobão nem sabia que há pelo menos dois discos anteriores com esta lindamente trocadihesca frase, ambos do mesmo ano, 1960. Um é justamente "O Roque Errou", cantado por Mara Silva, e composto por ela em parceria com Ary Monteiro. O outro é do mestre da paródia Zé Fidélis, e se trata de "Banho Enxuto", sua esculhambação de "Banho De Lua" conforme gravado por Celly. (Preciso investigar para ver qual saiu primeiro; por ora só sei que a de Zé Fidélis foi lançada em junho.)

Mara Silva - O Roque Errou

http://rapidshare.com/files/81321886/22_Mara_Silva.wma.html

Zé Fidélis - Banho Enxuto

http://rapidshare.com/files/81322387/26_Z__Fidelis.wma.html

Os dois primeiros discos de rock composto no Brasl saíram praticamente juntos, em maio de 1957: "Brasil Rock" com Carolina Cardoso de Menezes e "Rock And Roll Em Copacabana" com Cauby Peixoto. Mas, com toda certeza, Carolina teve a honra do primeiro disco de rock brasileiro autoral, já que a composição é dela. E ela, desde sempre antenada em boas influências brasileiras ou estrangeiras, captou bem o balanço e o espírito moleque e bem-humorado do rock.

Carolina Cardoso de Menezes - Brasil Rock

http://rapidshare.com/files/81322856/02_Carolina_Cardoso_de_Menezes.wma.html

Um mês após Nora Ney abrir o caminho gravando "Rock Around The Clock" (com título no disco em português), apareceu em dezembro de 1955 a primeira versão realmente cantada em português, feita por Júlio Nagib e cantada por Heleninha Silveira.

Heleninha Silveira - Ronda Das Horas

http://rapidshare.com/files/81323770/05_Heleninha_Silveira.wma.html

Já sabemos que a primeira fusão baião-rock foi justamente "Baião-Rock", gravada por Jair Alves, o "Barão do Baião", em 1957. E aqui vai outro pioneiro: nada menos que Baby Santiago, primeiro grande compositor dedicado principalmete ao rock brasílico, com seu "Xaxado-Rock, de 1962.

Baby Santiago - Xaxado-Rock

http://rapidshare.com/files/81323801/10_Baby_Santiago.wma.html

E esta é para os rockabileiros caírem de cabeça - e para demonstrar que rótulos são coisa de pesquisador chato: "Cheese", que pode ser considerada rock, jazz, blues ou rhythm & blues. A gravação foi feita ao vivo no auditório do jornal Folha de S. Paulo em dezembro de 1960 (e lançada em LP no ano seguinte) com Booker Pittman, vocal e saxofone alto; Dudu (dos Avalons), guitarra; Eduardo Vidossich, piano; Kurt Van Elgg, clarinete; Massao Ukon, trompete; Daniel, contrabaixo elétrico (ainda novidade no Brasil de então); Paulinho, bateria. A composição é de Booker, Dudu e Daniel. Let's bop, cats!

Booker Pittman e outros - Cheese

http://rapidshare.com/files/81324463/06_Booker_Pittman__Dudu_e_outros.wma.html

Wednesday, January 02, 2008

TOCA MAIS RAUL! - parte 1

Caramba... esta mensagem era para ser a saideira de 2007, mas meu computador resolveu festejar por conta própria e, bem, pelo menos aqui estamos começando 2008 com mostra de algum serviço.

Esta é especial para se responder àqueles que adoram ir a shows só para gritar "Toca Raul!". Pois bem, eles não vão poder reclamar da falta de Raul - ou melhor, Rauis. Para começar, o grande trombonista Raul de Barros, com um dos primeiros rocks (ou, mais exatamente, sambas-rocks) compostos no Brasil, "Rock Em Samba", dele mesmo, de 1957.

Raul de Barros - Rock Em Samba

http://d.turboupload.com/d/2200606/Raul_de_Barros__-__Rock_Em_Samba_dele__1957.mp3.html

Outro Raul trombonista é o de Souza, e ainda mais antenado com a música estrangeira, como prova um de seus hits, "Sweet Lucy", composição de George Duke e gravada em 1978.

Raul de Souza - Sweet Lucy

http://d.turboupload.com/d/2201068/01_Miguel_se_volvi_loco.mp3.html

Não poderia faltar o grande apresentador de televisão Raul Gil, também bom cantor, como atesta uma de suas primeiras gravações, "Amor Vulgar", composição de K. (Kalil?) Filho, M. Campos e Magela, gravação de c. 1967.

Raul Gil - Amor Vulgar

http://d.turboupload.com/d/2200596/21_-__Raul_Gil._K._Filho_-_M._Campos_-_Magela.mp3.html

Quem quer ouvir mais Raul não precisa se limitar ao Brasil. Um bom exemplo é Raul Porchetto, grande roqueiro argentino dos anos 1970; temos aqui seu primeiro disco, "Miguel Se Volvió Loco", de 1972.

Raul Porchetto - Miguel Se Volvió Loco

http://d.turboupload.com/d/2201068/01_Miguel_se_volvi_loco.mp3.html

Outro bom exemplo é o emérito humorista português Raul Solnado, ainda em plena forma já passado dos 80. Boa amostra de seu humor é "Concerto De Violino", gravada ao vivo em 1963 - detalhe: sem nota musical alguma, de violino ou não.

Raul Solnado - Concerto De Violino

http://d.turboupload.com/d/2200610/Raul_Solnado_-_Concerto_de_Violino_-_1963.mp3.html