Monday, July 03, 2006

RASGAÇÃO DE SEDA

O novo livro de José Ramos Tinhorão é, como todos seus outros, imperdível - e talvez seja um de seus melhores. Trata-se de O Rasga - Uma Dança Negro-Portuguesa (Editora 34), analisando a influência exercida por negros trazidos como escravos ao Brasil e levados a Portugal, particularmente a criação da dança-ritmo do rasga, muitas vezes utilizando reco-reco, e assimilada pelos brancos portugueses no século 19.

Talvez Caetano Veloso goste de saber que tem um personagem seu xará e igualmente talentoso e exibicionista, o Caetano Rasga-Roupa. Certamente, muitos fãs de jovem guarda menos radicais se divertirão em constatar que "festa de arromba" vem de uma dança chamada arromba já famosa no século 18.

Ainda por cima, o livro vem com um CD de todas as gravações conhecidas do rasga, desde o início do século 20, excelente não só para estudiosos, mas também para se constatar o lado não-irônico da frase "é impressionante o que se pode fazer com dois acordes".

AVISO DO MECV (MINISTÉRIO DOS ENCONTROS DOS COLECIONADORES DE VINIL)

A segunda edição da feira de colecionadores de discos promovida pelo cursinho Aprove Vestibulares (Rua Xavier de Toledo, 84, terceiro andar) estava prevista para sábado dia primeiro de julho, mas foi adiada para o sábado seguinte por ter a organização se lembrado de repente de que no mesmo dia haveria jogo do Brasil (ou melhor, como se provou depois, da França).