Wednesday, August 31, 2005

"SAMBA DO ORKUT" (CONTINUA TUDO AZUL)

De acordo com os boateiros, meu grande presente de aniversário ontem seria que o Orkut se tornaria pago e sua página de fundo seria verde. Os Nostradami de boteco erraram e tal não se deu, é claro.
Aproveitando, aqui vai meu já quase famoso "Samba Do Orkut", numa gravação ao vivo no programa Rádio Matraca em outubro de 2004, com este que vos canta no cavaquinho e vocal, Yvette Mattos no violão, Laert Sarrumor nos vocais e Alcione Sanna na percussão e apoio moral.

SAMBA DO ORKUT
Ayrton Mugnaini Jr.

Agora está tudo azul
Nem se discute
Agora está tudo azul (sim!)
Desde que eu entrei pro Orkut

É um saite da Internet
Lá se vê velhos amigos,
Conhece gente nova
E agüenta os inimigos
Você faz comunidades
Monta uma bela equipe
Mas só entra indicado
Lá é mais ou menos VIP

Agora está tudo azul
Nem se discute
Agora está tudo azul (sim!)
Desde que eu entrei pro Orkut

É o www
Ponto orkut ponto com
O-R-K-U-T
Decore que é muito bom
E tem outra coisa boa
Lá ninguém gasta dinheiro
Mas pra compensar tem gente
Que gasta lá o tempo inteiro

Agora está tudo azul
Nem se discute
Agora está tudo azul (sim!)
Desde que eu entrei pro Orkut

É mais uma dominação
Que americano inventou
Pelo menos na Internet
O Brasil já se vingou
No Orkut os brasileiros
Já são maioria total
O Orkut se transformou
Na Miami virtual

Agora está tudo azul
Nem se discute
Agora está tudo azul (sim!)
Desde que eu entrei pro Orkut

Ayrton Mugnaini Jr. e Rádio Matraca - "Samba Do Orkut"

http://s47.yousendit.com/d.aspx?id=2NKJ7CJ6ZRCEC0CW5TF8ZNFII9

Tuesday, August 30, 2005

PARÓDIA PARA AJUDAR A VENDER DISCOS RAROS

Esta é bem momentosa, fiz durante a última Feira do Vinil de Santo André que, na verdade, realizou-se em Paranapiacaba. Por coincidência, Zezé di Camargo e Luciano regravaram a música logo em seguida.

VENHA CÁ, VOCÊ
(COMO VAI VOCÊ)

Antonio Marcos
Mário Marcos
Paródia de Ayrton Mugnaini Jr.
Venha cá, você
Vem comprar sua música preferida
Aquela que marcou a sua vida
Mesmo que você goste mais de LP ou de CD
Venha cá, você
Você pode salvar a minha vida
Eu preciso pagar as contas já vencidas
Amanhã é segunda e eu preciso sobreviver
Vem
Que o meu preço nesta feira é o melhor
A minha variedade é a maior
Preciso tanto, vem me fazer feliz
Vem
Que eu vou liquidar tudo a três por dois
Eu deixo dar um cheque pra depois
Porque eu preciso vender
Venha cá, você

Monday, August 29, 2005

A SEMPRE JOVEM CHIQUINHA GONZAGA

A editora Nova Alexandria prometeu e cumpriu: semana passada saiu meu livro A Jovem Chiquinha Gonzaga, da coleção Jovens Sem Fronteiras, nas livrarias por apenas R$ 26.

Uma curiosidade que descobri na pesquisa: Rosemary resgatando a composição de Chiquinha "Corta-Jaca" em 1970. Pessoalmente, não incluo Rosemary entre minhas 200 cantoras preferidas, mas louvo sua decisão de enveredar pela MPB com MPB maiúsculos após o final da Jovem Guarda.

Rosemary - "Corta-Jaca"

http://s50.yousendit.com/d.aspx?id=0NWTYWMYT6ZK91WTJA8GTFGKWG

E vale a pena lembrar a gravação original da música com esta letra de Luís Peixoto, cantada por Pepa Delgado e Mário Pinheiro, gravação de 1902 (reeditada pela primeira vez no CD duplo Chiquinha Gonzaga - A Maestrina do selo Revivendo - infelizmente, esta gravação não está em O Melhor De Chiquinha Gonzaga, CD-resumo que a Revivendo fez deste álbum duplo, mas este disco simples também vale a pena, adquira o seu: www.revivendomusicas.com.br - embora outra gravação desta mesma letra, cantada pela dupla Os Geraldos, esteja atualmente disponível no primeiro dos três volumes da série História Da Odeon - Odeon 100 Anos, lançada pela EMI em 2003).

Pepa Delgado e Mário Pinheiro - "Corta-Jaca"

http://s5.yousendit.com/d.aspx?id=0M4T58HKGBEEP3DRC8D5HVZVYN

UMA BIG HOMENAGEM

Uma das comunidades a que pretenço no Orkut é dedicada ao saudoso jornalista e radialista Big Boy, falecido há 30 anos. Vale lembrar a homenagem feita a ele pelo cantor Ronaldo, a balada-soul "Hello Crazy People (Tributo A Big Boy)".

Ronaldo - "Hello Crazy People (Tributo A Big Boy)"

http://rapidshare.de/files/5636450/08_-_Ronaldo_-_Tributo_a_Big_Boy.mp3.html

PARABÉNS PARA VÁRIOS

Eu sempre dizia que aniversariava junto com vários Johns ilustres: John "Mamas & Papas" Phillips, John McNally (dos Searchers) e o DJ John Peel, além de Robert Crumb. Pois bem, anote mais dois nascidos em 30 de agosto - e no mesmo ano de 1947, exatamente uma década antes de mim.

Um é Márcio Greyck, cantor da segunda fase da jovem guarda, do qual vamos ouvir a interpretação de uma das várias versões dos Beatles que gravou em 1968 (pelo que sei, ele recebeu versões daquelas automáticas por um famoso versioneiro, mas recusou todas).

Márcio Greyck - "Mamãe Me Ensinou" (Your Mother Should Know)

http://s29.yousendit.com/d.aspx?id=26Z60NW2V5W5V0W4S6FIIAX7JZ

Quanto ao outro, só falta dizer que eu o imito ou vice-versa: é meu xará José Ayrton Salvanini, que também tem um trabalho sobre Adoniran Barbosa, só que em teatro. Por sinal, o Salvanini (sim, parente do arranjador Hareton) está em campanha pela formação de um espaço cultural nos Jardins, para substituir o saudoso Supremo Musical. E estará apresentando o show Adoniran Barbosa todas as quintas-feiras de setembro (dias 1 , 8 , 15 e 22), às 20h30, no Espaço Cultural Natural Sttva (ou seria Sattva?), na Alameda Itu, 1564 (quase esquina com a Rebouças), ingressos a R$ 10,00. O fone para reservas é 11 3083-6237. Maiores detalhes sobre o show e o artista em www.ayrtonsalvanini.com.br,
ayrtonsalvanini@gmail.com e ayrtonsalvanini@hotmail.com .

MAIS UM FERIADÃO DE MUITO E BOM TRABALHO

No próximo dia 7 de setembro, quarta-feira, teremos a 17a. Feira de Colecionadores de Discos, em São Paulo, na Galeria Trianon (Avenida Paulista, 1499, Metrô Trianon), das 10 às 16h. Maiores informações com os imbatívelis Tangerino e Hélio em sua loja Museu do CD (11 3289-9415).

E para provar que 17 é número de sorte, no dia 17 de setembro, um sábado, acontecerá a 11a. Feira do Vinil de Santo André, no prédio da Biblioteca, no Paço Municipal, das 9h30 às 17h.

É OUVIR PARA CRER

Tem alguém aí? Desculpem o sumiço, meu computador fez greve por alguns dias e fiquei justamente atrás de assunto para escrever aqui.

Uma das faixas mais comentadas de meu disco mais recente, Sine Quais-Quais-Quais Non, de 2004, é minha regravação de uma daquelas músicas que eu gostaria de ter composto: "Crendices...", música de Mário Albanese e letra do jornalista e redator de humor para rádio e TV Irvando Luiz. A música foi lançada por Regina Célia em 1959. Seguem abaixo estas duas gravações.

Ayrton Mugnaini Jr.- “Crendices…”
http://s10.yousendit.com/d.aspx?id=3T7NAH25YXJXN3L7PVV0H5H7DV

Regina Célia – “Crendices...”
http://s9.yousendit.com/d.aspx?id=34UVMH29BMK8W0PF9IOBV4SP0Y

Thursday, August 11, 2005

TUDO TEM SEU LADO BOM

A Feira do Vinil de Santo André programada para 20 de agosto foi adiada para 17 de setembro. Isso significa que poderei marcar presença no lançamento dos dois novos livros do grnde cartunista e quadrinhista Marcio Baraldi, Tattoozinho e Roko-Loko & Adrina Lima, no mesmo dia (aguardem mais detalhes).

Monday, August 01, 2005

ARITANA NÃO È SÓ NOVELA...

...e às vezes dá a impressão de que de música de índios no Brasil só restou aquela música do Legião Urbana. Mas não é bem assim, conforme nos conta Ruy Godinho, recém-chegado de uma temporada de 15 dias na Aldeia Yawalapíti (no Alto Xingu), como coordenador do Projeto Awapá - Nosso Canto. É a segunda excursão de Ruy a essa aldeia, em mais uma etapa para documentar a cultura da aldeia; os resultados incluirão um songbook e um CD duplo. A equipe coordenada por Ruy compõe-se dele e outras nove pessoas: um fotógrafo (que já fez 400 imagens para o projeto), dois técnicos de som (com 32 músicas gravadas), uma arte-educadora, um lingüista (para registrar o idioma da aldeia a partir dos últimos sete sobreviventes que o falam), diretor musical, assistente de produção, motorista e um coordenador de campo da aldeia.

O projeto está aos poucos conseguindo seu intento de revitalizar a cultura nativa da região, reensinando aos jovens locais o uso de flautas, percussão e canto ritualístico yawalapíti. "Os adolescentes só queriam saber de tecno music e pagode. Agora já estão aprendendo também a música nativa", comenta Ruy.

Outro detalhe importante: nada de paternalismo nem imposições unilaterais. "A concepção do projeto é do Aritana, cacique da tribo", esclarece Ruy Godinho. "A gente só desenvolveu, captou recursos e está produzindo. Nada de caraíba pra índio, de cima pra baixo. Todos os itens do projeto são desejo deles."

ANUNCIANDO MAIS UMA PARTIDA

Neste sábado, 30 de julho, quem nos deixou foi o cantor sertanejo Francisco Gottardi, bem mais conhecido como Sulino, da dupla Sulino & Marrueiro, que durou dos anos 1940 a 1970, com váriso discos gravados (e cujo primeiro CD, da série de coletâneas Luar do Sertão, traz no encarte um texto deste que vos escreve). Sulino nasceu em Penápolis, perto de Bauru, e faleceu de enfarte aos 81 anos.