Wednesday, March 30, 2005

ABRIL PROS DISCOS

Em abril haverá pelo menos três feiras de colecionadores de discos, e a Maloca Querida (meu sebo informal) participará de todas. A saber:
Expo Tattoo - Rua Tagipuru, 795 (próximo ao Metrô Barra Funda), dias 8 a 10/4, das 12 às 22h. Ingressos a R$ 10. Maiores informações com Giovana, 11 4229-4907.
Loucos Por Vinil - Praça 21 de Abril, 29 (Embu das Artes), dias 16 e 17/4 das 10 às 17h. Entrada franca. Maiores informações com Paulo Dud, 11 4604-4704.
Feira de Colecionadores de Discos - Galeria Trianon (esquina da Avenida Paulista com a Alameda Casa Branca), dia 21/4, das 10 às 17h. Maiores informações com Tangerino, 11 3284-4694.
Quanto à Maloca Querida, maiores informações comigo mesmo, por meio deste blog ou fone 11 6601-1314.

MAKING A SHORT STORY BETTER

Muito bom que tenham lembrado da morte do pianista e cantor norte-americano Bobby Short, dia 20/3, aos 80 anos. Só que seu disco mais lembrado foi Bobby Short Loves Cole Porter e,. com todo respeito ao vate do Peru (Estado da Indiana) e, claro, a Carlos Rennó, não percebi nenhuma lembrança de outro belo disco de BS, o álbum duplo Bobby Short Is K-Ra-Zy For Gershwin, lançado em 1973.

Wednesday, March 23, 2005

READY FOR MAY?

Quase todo blog fala de pessoas muito famosas. Pois falarei de alguém que merece se tornar muito famoso: a cantora May Khatouni, cuja carreira acompanho há quase 20 anos com muito prazer. Poucas pessoas competem com ela em competência & versatilidade; já a ouvi interpretando de Lupicínio Rodrigues a Aretha Franklin (ela inclusive integrou o grupo vocal de soul-music Good Partners, ao lado de Dadá Cirino, Bibba Chiqui e outras). Ela também pode ser encontrada no Centro Cultuiral São Paulo. E está preparando para este semestre um grande projeto cultural independente - aguardem!

A VASP FECHA SUAS ASAS?

Você já reparou? Alguns LPs da gravadora Continental de meados dos anos 1960 trazem publicidade da companhia aérea Vasp. Talvez seja o caso de a Warner, atual dona da Continental, retribuir e ajudar a atualmente problemática Vasp - obviamente, se ela mesma puder...

Monday, March 21, 2005

ABRIL PROS DISCOS

21 de abril não é apenas a data da próxima feira de colecionadores de discos promovida pela loja Museu do CD na Galeria Trianon (quase em frente ao MASP aqui em Sampa), mas é também o endereço da próxima edição do evento Loucos Por Vinil (dias 16 e 17 de abril) em Embu das Artes: Praça 21 de Abril, 29 (Centro Cultural de Embu das Artes). Maiores informações sobre como participar de cada evento (como expositor ou visitante) com, respectivamente, Tangerino (loja Museu do CD, 11 3289-9415) e Paulo Dud (11 4704-4604).

AS AVES QUE ALI TENTAM GORJEAR...

A fusão Sony BMG foi bem comemorada e anunciada com anúncio de várias páginas inteiras. Detalhe: o elenco internacional inclui Anastacia. Não nossa forrozeira arretada com músicas gravadas inclusive no exterior, mas uma estrangeira que, se tivesse surgido há uns 40 anos, poderia ser homenageada com a bossa de Carlos Lyra "Maria Ninguém". Ainda não falei com nossa Anastácia para ver o que ela acha do assunto, mas se fosse eu já estaria com "le bouche dans le monde" para que a estrangeira fosse lançada e divulgada aqui como "American Anastacia" (ou seja de onde for). Afinal, lá fora temos os London Suede, American Ram Jam, Detroit Spinners...

CADA UM É... CADA UM...

Acabo de ler um trecho (embora isolado) de uma recente entrevista de Gilberto Gil:

“É..., bom..., eu queria dizer que a metáfora da música brasileira na globalização efetiva dos carentes objetos da sinergia fizeram a pluralização chegar aos ouvidos eternos da geografia assimétrica da melodia...”

De fato, o Gil ministro da Cultura, diferentemente do Gil cantor e compositor, parece estar sendo cada vez mais influenciado por Djavan. Lembrei-me do comentário que Tinhorão me fez sobre uma recente peça teatral de Chico Buarque: "Mas o cara já é tão bom em tudo que já faz, compositor, escritor, pra quê se meter a fazer o que não sabe?"

Tuesday, March 15, 2005

CELLY CAMPELLO PARA TODAS AS IDADES

Desculpem-me se ainda estou para acertar a fórmula bloguística, embora eu pessoalmente procure fugir dos estilos "tem evento tal dia tal no local tal, evento tal dia tal no local tal e evento tal dia tal no local tal" e "hoje sou obrigado a contrariar meu amigo Muito Famoso porque acordei com vontade de comer goiaba e ele prefere tamarindo". Tentarei não ser verborrágico nem sucinto demais, nem omisso nem opinioneiro. Bem, chega de falar sobre falação e vamos em frente.

Meu filho Ivo, com seus três anos de idade, já conhece o rockzinho dos anos 1950 "Heartaches At Sweet Sixteen" - para ele "iaiaiá", conforme o refrão. Depois mostrei a ele a versão que Celly Campello gravou, "Broto Já Sabe Chorar". Resultado: quando coloquei a gravação original, ele gritou "Não, eu quero o OUTRO iaiaiá!", referindo-se à gravação de Celly. Comentei isto ontem com Tony Campello e ele disse: "É, estes dias eu assisti à TV Cultura e num programa, não lembro qual, tocaram uma gravação inteira da Celly. Ela sempre teve e ainda tem muito apelo para o público infantil, a EMI [gravadora onde Celly teve seus maiores sucessos] nem sabe a mina de ouro que tem." Que o diga este que vos escreve, cuja formação musical na primeiríssima infância incluiu o primeiro compacto-duplo de Celly, aquele de capa amarela ainda em 45 RPM que inclui "Estúpido Cupido".

Labels:

Tuesday, March 08, 2005

SOU COMPOSITOR, SIM, E DAÍ?

Interessantge a página 3 do caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo de hoje, dia 8 de março. Em cima, um cartum patrocinado por um restaurante mostra Gilberto Gil, um de seus freqüentadores, como simplesmente "ministro da Cultura". Faltou lembrarem do conselho de Adoniran Barbosa, que conheceu pessoalmente o poeta Mario Chamie quando este era Ssecretário da Cultura e lhe disse "político é passageiro, poeta é pra vida inteira". Mais abaixo, na mesma página, uma boa reportagem sobre reedição dos quadrinhos eróticos de Carlos Zéfiro comenta sua verdadeira identidade, Alcides Caminha, como "funcionário público", nem mencionando sua co-autoria em clássicos da MPB como "A Flor E O Espinho". Pois é, nesta sociedade compositor é como mulher, temd e se contentar com um dia por ano.

Monday, March 07, 2005

PASSE LÁ E REPASSE POR AÍ

Grande em todos os sentidos da palavra, o jornalista Toninho Spessoto apresenta o programa Passando O Som ao lado de Ariana Brunello toda quarta-feira das 14 às 15 horas na emissora virtual allTV( www.alltv.com.br ). E, para quem nbão sabe, o Spessa é cantor cujo único defeito é ser ainda desconehcido nesta função; volta e meia ele me pede para produzir nem que seja uma demo dele, e ainda conseguirei!

Saturday, March 05, 2005

UM SENHOR DISCO

Clássicos da Noite Senhor F, coletânea promovida pela página Senhor F www.senhorf.com.br , lançada pelo selo Trattore e incluindo 22 artistas independentes, vai indo muito bem em sua turnê nacional de lançamento. Próximos eventos: 11 de março na Fnac-Brasília (Park Shopping, Entrada C, SAI/SO, Área 6580); dia 21, em Porto Alegre, com show coletivo no Teatro Opinião, no evento Segunda Maluca. Quanto a outras capitais como Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, basta aguardar o fechamento das datas.

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE MIM

Enquanto não termino meu novo CD (música nova é o que não falta), estão para sair mais duas coletâneas. Uma, King Of The Delta Brega Singers, é a terceira de qua-sucessos, como "Virginiano", "Aquela", "Imunologia" e "Samba Do Orkut". A outra, Non È Difficile Avere 48 Anni, completa a trinca de lançamentos para o mercado externo, incluindo gravações inéditas.

Tuesday, March 01, 2005

ELE NASCEU HÁ 60 ANOS ATRÁS

Isso mesmo, neste ano de 2005 Raul Seixas faria 60 anos. Para marcar a data, nosso amigo Sylvio Passos anuncia a pré-estréia do documentário Raul Seixas, O Maluco Beleza nesta terça-feira, 8 de março, na Sapori di Rosi (http://www.saporidirosi.com.br) , na Av. Ipiranga, 200, Térreo do Capan, fone 11 3120 4442; a casa abre às 20h e o documenmtário será exibido às 21h. E no dia 11 de março este documnentário passará no programa Documentário da STV (http://www.redestv.com.br).

FIQUE BONITO NA FITA

Beto Strada, compositor de hits ("Quem Dá Mais" e outras) e trilhas de vários filmes dos Trapalhões, dará um workshop sobre música para cinema neste 12 de março, das 14 às 19h, por apenas R$100,00 na Academia Internacional de Cinema, no Rio de JAneiro, à Rua Jardim Botânico, 601, sobreloja, fones 21 3874-0012 e 21 2239-8291, além da página www.academiaintercinema.com.br