Sunday, February 27, 2005

O MAIOR EVENTO DE GARAGEM
Dia 25 de fevereiro começou a Exposição GT (Garagem Térrea) no Shopping Paulista, em caráter permanente, de sexta a domingo. Os expositores incluem o já lendário Sérgio "Rivers" Vieira com discos raros & usados de todos os gêneros.

E O TREM DAS ONZE PASSOU DE NOVO
O falecimento de Toninho Gomes Neto, último remanescente da formação original dos Demônios da Garoa, no último 25 de fevereiro já é notícia lamentável o bastante. E por pouco ele não pôde ficar nem mais um minuto, ou, mais exatamente, três meses conosco para comemorarmos os 50 anos do disco que projetou de vez em nível nacional os Demônios e também Adoniran Barbosa: o 78 RPM com "Saudosa Maloca" e "Samba Do Arnesto", lançado pela Odeon em maio de 1955. Menos mal que as gravações estejam facilmente disponíveis em vários CDs da EMI.

Tuesday, February 22, 2005

CAIPIRA REVISITÉDI

Faço questão de divulgar para quantos este blog virem um outro blog de uma amiga, a Lu Farias, que acaba de comentar meu blog e passar o dela, o quase famoso Eeepa:

http://www.eeepa.blogger.com.br

Ela e a Família Farias têm um grupo familiar no melhor estilo versão brasileria dos Von Trapp. Bota brasilero nisso: o repertório deles inclui muito Alvarenga & Ranchinho. Grande Lu, logo te mando um mp3 com a "Valsa Das Flores"" deles!

Sunday, February 20, 2005

DIVINA OITENTONA
Talvez seja bom lembrar que neste 28 de fevereiro completam-se 80 anos do falecimento da grande Chiquinha Gonzaga, que hoje em dia é mais lembrada como uma das primeiras feministas brasileiras - por si só grande mérito - que como um de nossos maiores artistas compositores de qualquer sexo, não só de "Abre Alas", mas também "Atraente", "Lua Branca", "Corta-Jaca" e tantas outras. Por sinal, a Revivendo - gravadora como todas deveriam ser - acaba de lançar o CD O Melhor De Chiquinha Gonzaga, resumo de dois CDs de gravações de Chiquinha dos anos 1900 a 1930 que lançou nos anos 1990. Confira na página da gravadora, cujos nome e sobrenome são Revivendo Músicas - http://www.revivendomusicas.com.br/produto_detalhe.asp?id=3296

80 anos da morte de Chiquinha... sem falar que ela chegou a viver mais que isso, foram quase 90 anos muito bem vividos e musicados. Procurei dar uma idéia disso tudo em meu livro A Jovem Chiquinha Gonzaga, brevemente por aí, graças aos Deuses e a Nova Alexandria.

Friday, February 18, 2005

JÁ ESTOU IN

Bastante simpática a matéria sobre este que vos escreve publicada no novo número da Revista In, que circula na região Leste de São Paulo, e em versões papel e virtual (www.revistain.com.br)

ELVIS, O PELÉ DO ROCK... OU QUASE
Pelé marcou mil gols, os quais alguém até contou um a um. Este ano, 2005, disseram que Elvis Presley fez o mesmo, ou seja, emplacar mil vezes o primeiro lugar das paradas. Mas ouviram o garoto cantar sem saber de onde. Na verdade, neste 18 de janeiro Elvis se tornou “apenas” o milésimo artista a chegar ao topo do hit-parade inglês desde que este foi inaugurado em 14 de novembro de 1952 (com “One Night”, que, bem a propósito, tem “one” até no título). Em 1982 a editora inglesa Guinness lançou o livro 500 Number Ones, contando a história de cada uma das 500 primeiras gravações a alcançarem o topo na Inglaterra, comentando no prefácio que esperavam lançar o livro 1000 Number One Hits “por volta de 2012”. Até que erraram por pouco...

QUEM NÃO CHORA NÃO TOCA
Acabo de ler no jornal que uma das idéias de Renato Russo foi gravar composições dos Beatles em ritmo de choro. Mais uma revelação bem-vinda de quem, longe de ser apenas um “Morrissey à brasileira”, chegou a fazer boas gravações de MP mais castiça como “Gente Humilde” de Garoto/Chico Buarque. Esta idéia de RR acaba de virar disco, Beatles ‘n’ Choro, com o cavaquinhista Henrique Cazes, o gaitista Rildo Hora e outros. Tudo muito bom e muito bem. Só que... a idéia não é original, apesar de boa – ou por isso mesmo, as boas idéias nunca vêm de uma cabeça só. O bandolinista Isaías de Almeida já havia gravado um LP exatamente assim, intitulado O Regional Brasileiro Na Música Dos Beatles, lançado pela Warner em 1981, e que merece ser relançado (alô, alô, Fróes, Gavin ou quem se habilitar!)

NOVIDADES (NOVAS OU VELHAS)
* A postos, fãs, colecionadores e vinílatras em geral teremos feira em Santo André dia 26 de fevereiro, no Saguão do Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº), das 10h às 17h, com entrada franca. Informe-se pelos fones 11 4433-0711 e 4433-0682.


* Acredite se puder. O FAMPOP, importante e já histórico festival de música popular realizado na cidade paulista de Avaré, corre o risco de virar “festa de peão”. Seguuuuura, prefeitura! Mais detalhes sobre o festival em www.uol.com.br/fampop

* Alguém se lembra da banda Moisés e Os Hebreus. Pode esquecer. O crooner Moisés Santana, além de assessore de imprensa arretado, está gravando seu segundo CD solo de pop-MPB experimental.

* Novidades da deusa Françoise Hardy, além de seu novo CD, Tant De Belles Choses, em março sai em DVD Se Devo Essere Sincera, comédia policial italiana do ano passado, onde FH comparece cantando vários temas em italiano, omitidos do disco da trilha sonora.